Ex-técnico soltou a famosa frase durante a comemoração do título da Copa América de 1997
‘Vocês vão ter que me engolir’. Zagallo expressou sua alegria de forma entusiasmada ao celebrar a vitória da Seleção Brasileira na Copa América de 1997. Nessa ocasião, o experiente treinador desabafou sobre as críticas da imprensa brasileira, resultando na criação de um dos slogans mais icônicos da história do futebol do Brasil.
Após a morte do tetracampeão mundial na noite de sexta-feira, 5, ele assumiu a equipe logo após a Copa do Mundo de 1994 e enfrentou críticas após uma derrota para a Noruega em um amistoso e uma atuação discreta no Torneio da França.
A declaração foi dada para Tino Marcos, ex-repórter da TV Globo, ainda dentro de campo: “Uma vitória lutada, uma vitória no sangue, na raça, na vontade, daquele que ama no Brasil, não daqueles que repudiam. Ganhamos com dificuldade, não tínhamos a mesma velocidade. É para você, vocês sabem quem são, não preciso dizer mais nada, vocês vão ter que me engolir.”
“Eu botei para fora tudo aquilo que estava por dentro da minha alma. Parecia até que ia ter um infarte. Esse foi o grande momento da minha vida”, declarou Zagallo sobre o momento em entrevista para o Jornal Nacional, em 2011.
O Velho Lobo voltou a falar sobre a frase em entrevista ao UOL, em 2017. “Estavam fazendo uma onda muito grande para colocar o Luxemburgo no meu lugar, e partiu do [Juca] Kfouri e do Juarez Soares, e eu não podia falar nada, tinha que esperar acontecer, e aconteceu: o título veio, e aí eu dei uma explosão. Foi uma resposta indireta para eles”, explicou.
Tino Marcos também foi alvo de controvérsia. Durante uma reportagem especial sobre o aniversário de 90 anos de Zagallo em 2021, o ex-repórter revelou os detalhes por trás de sua declaração.
“A Seleção tinha virado uma página de 24 anos sem ganhar. Você imagina que um cara do tamanho do Zagallo ia estar muito bem, se preparando pra uma Copa do Mundo, mas não é o que acontece. Ele chega já trazendo um desgaste de várias competições, jogos anteriores e o Zagallo chega pressionado na Copa América. Se você olha pros resultados daquela Copa America você vê algo muito parecido com a perfeição dos números e uma final contra a Bolívia. Depois do jogo , nós todos maltratados pela altitude, com dor de cabeça, doidos pra nos livrar daquela situação. Eu vi o Zagallo com uma expressão muito tensa e com uma coloração meio arroxeada. E eu me aproximo dele, antes de começar a entrevista e pergunto a ele: “Dá pra falar?” e ele diz “Posso falar, sim”. Acabou virando uma grande marca do Zagallo: eu já vi pessoas se aproximarem do Zagallo e pedirem um vídeo pra ele: “Fala aí pra mim um você vai ter que me engolir”, relembrou Tino.