Suspensão de jogo no Campeonato Espanhol devido à morte de torcedor nas arquibancadas
No domingo (10/12), o jogo entre Granada e Athletic Bilbao, válido pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol, foi interrompido aos 18 minutos. Neste momento, o Athletic Bilbao estava vencendo por 1 a 0. A causa da interrupção foi a morte de um torcedor nas arquibancadas. Ao perceber um espectador passando mal próximo ao seu gol e a agitação ao seu redor, o goleiro Unai Simon (do Bilbao) alertou o árbitro. Assim, o juiz prontamente parou a partida para que o homem pudesse receber atendimento.
No entanto, apesar dos médicos terem feito o seu melhor – incluindo os profissionais dos dois clubes e um torcedor que era cardiologista e estava presente no estádio – o torcedor que sofreu uma parada cardiorrespiratória infelizmente não sobreviveu. Como resultado, as equipes decidiram não continuar com o jogo, pois o ambiente não era apropriado para a partida.
O Bilbao emitiu um comunicado oficial expressando tristeza pela morte do torcedor e informou que a equipe permanecerá concentrada no hotel em Granada no domingo. Acredita-se que a partida será confirmada para segunda-feira.
“O Athletic Club lamenta profundamente a morte de um torcedor no Nuevo Estadio de Los Cármenes durante a celebração do jogo correspondente à 16ª rodada da Liga, que foi suspenso por mútuo acordo entre o árbitro da partida e ambos os clubes. Seguiremos na cidade, aguardando que se dê condições para a disputa 24 horas depois da fatalidade”.
Com 28 pontos, o Bilbao pode alcançar a quinta posição se vencer o jogo, que provavelmente será remarcado para segunda-feira. Por outro lado, o Granada está em penúltimo lugar, com apenas sete pontos.