Em busca de diminuir a agressividade com os árbitros, futebol pode passar por mudanças graves; confira
A partir de julho de 2024, o futebol em todo o mundo pode sofrer alterações significativas. Isso ocorre devido aos testes realizados pelo IFAB (International Board), responsável por estabelecer as regras do esporte em todas as nações, com o objetivo de tornar a vida dos árbitros mais fácil.
Com o objetivo de reduzir a hostilidade e as críticas enfrentadas pelos árbitros durante as partidas, além de acelerar os jogos, o IFAB deu sinal verde para testes de algumas situações, incluindo a possibilidade de uma “expulsão temporária”. Nesta circunstância, o jogador seria retirado de campo por 10 minutos devido a comportamento excessivamente perturbador em relação ao árbitro.
Além dessa possibilidade, outras serão testadas, como:
- A implementação de dispositivos de gravação nos corpos dos árbitros permite registrar queixas e facilitar uma melhor avaliação das punições.
- Apenas os capitães das equipes têm o direito exclusivo de fazer reclamações aos juízes, com o objetivo de evitar que diversos jogadores se aproximem dos árbitros em situações de pressão.
- Após a análise dos resultados do período de testes, os membros do IFAB irão se reunir novamente em março de 2024, e caso sejam aprovadas, as mudanças poderão ser implementadas a partir de julho do ano seguinte.
- É importante destacar que os testes já foram realizados e aprovados nas categorias de base de acordo com as novas normas. Portanto, a IFAB agora está iniciando o mesmo processo em níveis mais competitivos do futebol global.