Filhos de Maradona Solicitam Transferência do Corpo do Ex-Jogador para Mausoléu na Argentina
Aproximadamente quatro anos depois de ser enterrado, a Justiça aprovou um pedido das filhas de Maradona para que seu corpo seja movido. Atualmente, o lendário jogador argentino está enterrado no cemitério Jardín de Bella Vista, nos arredores de Buenos Aires. No entanto, seus restos mortais serão transferidos para um mausoléu com o nome de “M10 Memorial”, também em Buenos Aires. As informações são da AFP.
A permissão foi concedida na última segunda-feira (01). Antes disso, em maio, o mesmo tribunal havia rejeitado a solicitação. Naquele momento, três dos oito advogados dos réus se opuseram à decisão. No entanto, com “uma nova data de julgamento oral para março de 2025”, os magistrados avaliaram que “deve ser dada resposta favorável ao novo pedido”.
No momento, oito profissionais da área da saúde estão sendo julgados no caso que está relacionado ao falecimento do jogador, que permanece em investigação. Em 2021, um relatório solicitado pelo Departamento de Justiça da Argentina indicou que a morte de Maradona aconteceu devido ao “abandono” por parte de seu time médico. Uma das enfermeiras, de fato, iniciará seu julgamento nesta quarta-feira (02). Por outro lado, o restante dos acusados será levado a julgamento popular no próximo ano.
O local para onde o corpo de Maradona será transferido, o ‘Memorial del Diz’, foi divulgado pelos filhos do ídolo argentino em outubro do ano anterior. A intenção da construção é proporcionar um mausoléu aberto ao público para homenagear o legado do eterno número 10 e “cumprir sua vontade”.
Morte de Maradona
Maradona, Diego Armando, faleceu aos 60 anos em 25 de novembro de 2020. A autópsia revelou que a causa da morte do argentino foi um “edema pulmonar agudo secundário à insuficiência cardíaca crônica agudizada”.
O ex-atleta, tido como um dos melhores de todas as eras, conquistou o campeonato mundial com a Argentina em 1986. Nos times, ‘D10s’, seu apelido, se destacou no Argentino Juniors, Boca Juniors, Napoli e Barcelona. No entanto, Maradona lidou com questões fora do campo que afetaram a duração e continuidade de sua carreira.