Timão enfrenta um caminho difícil para garantir sua vaga na próxima edição do torneio, sem uma garantia de participação no ano que vem
O Corinthians, que chegou à semifinal da Copa do Brasil por três vezes consecutivas, está em perigo de não participar do torneio no próximo ano. O Timão não conseguiu marcar contra o “Flamengo” no domingo (20), na Neo Química Arena, e se despediu da competição, complicando suas chances de se qualificar para o torneio em 2025.
Os critérios de classificação para a Copa do Brasil sofreram alterações desde o ano passado. Ao invés de utilizar o ranking da CBF como referência, como era até 2023, as vagas agora são preenchidas com base no desempenho nos campeonatos estaduais. A Federação Paulista possui direito a seis vagas, das quais cinco são reservadas para as melhores equipes do Campeonato Paulista e a sexta é destinada ao vencedor da Copa Paulista.
O Timão, por sua vez, teve um desempenho ruim no Paulistão e foi eliminado já na primeira fase. Dessa forma, não atendeu aos critérios do Estadual. Portanto, o Corinthians tem apenas duas alternativas. Finalizar entre os seis principais do Campeonato Brasileiro ou conquistar a Sul-Americana.
A opção inicial é praticamente impossível de ser realizada. Afinal, a diferença do Corinthians para o Internacional, que no momento ocupa a sexta posição, é de 17 pontos. Ainda há 24 pontos em jogo para o Timão no Brasileirão e dez equipes no caminho até a área de classificação para a Libertadores.
Em contrapartida, a Sul-Americana surge como a opção mais vantajosa. O Timão tem pela frente o Racing, da Argentina, na semifinal da Sul-Americana, e está a um passo do título. Dessa forma, o torneio se tornou ainda mais relevante após a eliminação na Copa do Brasil.