Réplica da queda do avião da Chapecoense gera polêmica na Colômbia
A decoração natalina da cidade de La Unión, na Colômbia, tem sido alvo de críticas devido à inclusão de uma réplica do avião que sofreu o acidente com a delegação da Chapecoense em 2016. A instalação, que representa a parte traseira da aeronave, também faz referência à empresa “La Mia”, responsável pelo voo da equipe. O acidente ocorreu na madrugada de 29 de novembro daquele ano, portanto, completará sete anos nesta semana.
É importante ressaltar que a Chapecoense estava a caminho da Colômbia para disputar a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, da cidade de Medellín. Infelizmente, o avião caiu em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Devido ao impacto global do acidente, a Conmebol e a equipe colombiana decidiram conceder o título aos brasileiros.
Não é coincidência que muitos usuários das redes sociais condenaram essa ação de mau gosto. Várias declarações de colombianos indignados com a prefeitura local, como “uma falta de respeito pela memória das vítimas e seus familiares” e “uma forma barata de sensacionalismo”, foram feitas.
Com a repercussão, a prefeitura local retirou a instalãção, no fim desta sexta-feira, e pediu desculpas
“A intenção nunca foi ferir a comunidade. Da mesma forma, entendemos o incômodo causado, portanto, pedimos desculpas e procedemos com a remoção da figura”, disse em nota.
Acidente da Chape
No total, houve 71 vítimas fatais, incluindo 19 jogadores, 14 membros da equipe técnica, como o treinador Caio Junior, 11 dirigentes e convidados, sete tripulantes e 20 jornalistas. Somente seis pessoas sobreviveram: três jogadores, sendo o goleiro Jakson Folmann, que perdeu uma perna, o zagueiro Neto e o lateral-esquerdo Alan Ruschel; um radialista, Rafael Henzel, que veio a falecer anos mais tarde; e dois membros da tripulação.
Depois de quase sete anos, a Chapecoense está prestes a ser rebaixada para a Série C, já que ocupa a 18ª posição com 37 pontos, dois a menos que a Ponte Preta, que é a primeira equipe fora da zona de rebaixamento. A última rodada da Série B, aliás, acontecerá ainda hoje, sábado (25).