Desde a última quinta-feira, 22, o zagueiro estava internado após ter um mal súbito em campo
O jogador de futebol Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, morreu na terça-feira, 27, em São Paulo. Ele teve morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca. A informação foi confirmada pelo Nacional-URU e logo depois pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
O defensor estava hospitalizado desde a última quinta-feira, 22, após sofrer um “mal súbito” durante a segunda metade da partida entre Nacional-URU e São Paulo, no Morumbis, válida pelas oitavas de final da “Conmebol Libertadores. Ele foi rapidamente atendido pela equipe médica do estádio, mas após alguns minutos de cuidados iniciais, perceberam que ele necessitava de assistência médica mais intensiva e, portanto, foi transportado de ambulância para o hospital mais próximo. Quando estava sendo retirado do campo, o atleta foi saudado com aplausos pelos fãs.
Logo após, o Nacional-URU anunciou em suas redes sociais a situação do jogador, mencionando que ele estava na Unidade de Terapia Intensiva, mas que seu estado de saúde era considerado estável. O São Paulo, o time adversário em campo, expressou desejos de pronta recuperação ao uruguaio.
“Desejamos uma pronta recuperação ao atleta Juan Izquierdo, do Nacional. Que tudo fique bem o mais brevemente possível”, publicou o clube no X, o antigo Twitter. O Peñarol, maior rival do Nacional-URU, também se manifestou na mesma rede social: “Força Izquierdo”, escreveu o time.
O que aconteceu com Juan Izquierdo?
De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, na quinta-feira, 22, o jogador sofreu uma parada cardíaca e precisou ser ressuscitado enquanto era levado do estádio para a ambulância, apesar da solidariedade entre os clubes. No domingo, já hospitalizado, os médicos revelaram que os últimos exames do zagueiro apontaram uma “progressão do comprometimento cerebral” e “aumento da pressão intracraniana”.
Juan Izquierdo permaneceu então sob “cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica”. Na segunda-feira, dia 26, seu estado de saúde se agravou, sendo relatado um “quadro neurológico crítico”. Na noite que se seguiu, a unidade médica declarou a morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória.
O Campeonato Uruguaio foi interrompido em um ato de solidariedade. Até o momento, não se sabe quando os jogos serão retomados. Recentemente, os familiares de Juan Izquierdo chegaram ao Brasil para estar ao seu lado. Ele deixa para trás seus pais, Nelson e Sandra, sua esposa, Selena, e seus dois filhos, uma menina de dois anos e um bebê recém-nascido.